Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CÓDIGO DE ÉTICA
  CONEXÕES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  ÉTICA E NEGÓCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTÍCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE ÉTICA

      MONOGRAFIAS


Modelos de Gestão de Ética Empresarial

Flavio Farah*

SUMÁRIO : 1. introdução 2. modelos de gestão da ética empresarial de companhias brasileiras 2.1 políticas 2.2 estrutura 2.3 procedimentos/canais para encaminhamento de denúncias 3. resultados 3.1 comentários 4. conclusão

RESUMO

O propósito do presente trabalho é verificar se, no Brasil, existe um Modelo-padrão de Gestão da Ética Empresarial e, em caso afirmativo, avaliar sua adequação aos respectivos fins. Para tanto, são descritos e analisados os Modelos de Gestão da Ética Empresarial de sete grandes empresas brasileiras, com o fim de identificar suas características comuns. Os dados relativos aos Modelos de Gestão da Ética Empresarial das companhias analisadas sugerem a existência de um Modelo-padrão de Gestão da Ética Empresarial que se apresenta incompleto e pouco desenvolvido, contendo ainda fragilidades, lacunas e deficiências que tendem a reduzir grandemente sua eficácia.

Palavras-chave: Ética Empresarial, Código de Ética, Comitê de Ética, Modelo de Gestão.

 

 

*Flavio Farah é Mestre em Administração de Empresas, professor universitário, articulista, palestrante e autor do livro “Ética na gestão de pessoas”. E-mail: farah@flaviofarah.com.

 


25/7/2011


[Versão para impressão] [Enviar para um amigo]



 
Untitled