Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CÓDIGO DE ÉTICA
  CONEXÕES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  ÉTICA E NEGÓCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTÍCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE ÉTICA

      MONOGRAFIAS


Ética e as linhas mestras do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

Maria do Carmo Whitaker *
José Maria Rodriguez Ramos*

Introdução. Ética e Governança Corporativa. A Boa Governança. Equidade. Transparência. Prestação de contas (accountability). Responsabilidade Corporativa. Conclusão. Bibliografia.

Resumo
O presente trabalho analisa o relacionamento entre a Ética e as melhores práticas de Governança Corporativa. A empresa que deseja se envolver com a Governança Corporativa para atrair maiores investimentos e ser bem sucedida em seu desempenho financeiro deve, também, estar preocupada com a adoção dos critérios éticos para atingir o seu fim.
Não basta que sejam adotadas práticas de alto nível no âmbito contábil e financeiro das organizações, se a empresa como um todo, não estiver sintonizada com a preocupação de permear todas as suas áreas de critérios e práticas éticas.
São analisados os princípios e valores éticos, bem como as linhas mestras das melhores práticas da Governança Corporativa adotadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.


Clique aqui para download da monografia completa.

    
Maria do Carmo Whitaker é consultora em ética nas organizações, organizadora do site www.eticaempresarial.com.br e Professora do Curso de Ciências Econômicas da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP.
E-mail: mcwhitaker@uol.com.br

José Maria Rodriguez Ramos é professor dos Cursos de Ciências Econômicas e de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da FAAP. E-mail: josemariarr@hotmail.com


29/10/2010


[Versão para impressão] [Enviar para um amigo]



 
Untitled