Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CÓDIGO DE ÉTICA
  CONEXÕES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  ÉTICA E NEGÓCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTÍCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE ÉTICA

      MONOGRAFIAS


A Dignidade Da Pessoa Humana na Vida Moderna
Maria do Carmo Whitaker

SUMÁRIO
Introdução. As dimensões do Ser. A Dignidade da pessoa. A consciência julgadora. A voz da consciência. A relação existente entre a consciência e a lei moral. O homem e a mulher são seres de relação. A transcendência como característica da pessoa. Grandezas e fraquezas da pessoa. Cultivo dos valores. Solidariedade e Inserção da pessoa no mundo de hoje. Conclusão.

RESUMO
O grande desafio que se propõe ao homem é à mulher do século XXI é que se conhecendo a si mesmo, saibam encontrar as dimensões da experiência humana, para atingirem a plenitude do dom da vida mediante a edificação do ser integral. Considera-se a dignidade humana, as potencialidades e faculdades da pessoa, sua consciência e a estreita relação entre consciência e lei moral, além de sua característica como ser de relação e sua transcendência. Aborda-se a questão das grandezas e fraquezas da pessoa e o cultivo das virtudes e valores.
Conclui-se que é possível resgatar uma visão de pessoa integral, ajudando a criar um projeto pessoal de inserção no mundo de hoje, praticando a solidariedade para combater o individualismo, a desintegração da pessoa e sua indiferença em face da realidade.



Maria do Carmo Whitaker, Consultora de Ética nas Organizações, Professora de Ética Empresarial e Profissional. Coordenadora do site www.eticaempresarial.com.br






Revista Bem Comum, Ano XII, 2007, ed. nº. 88, p.25 à 36. Nova Bandeira Produções Editoriais.
4/2/2010


[Versão para impressão] [Enviar para um amigo]



 
Untitled