Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CÓDIGO DE ÉTICA
  CONEXÕES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  ÉTICA E NEGÓCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTÍCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE ÉTICA

      MONOGRAFIAS


Ética, Economia e Sustentabilidade

Nuno Ornelas Martins *

SUMÁRIO : 1. Introdução 2. O pensamento económico clássico. 3. O pensamento económico pós-clássico. 4. Distribuição e crescimento: as implicações económicas da questão “Aristotélica”. 5. A questão “Aristotélica” numa perspectiva global. 6. Acção humana e liberdade: a questão “Socrática” e as suas implicações para a economia. 7. As implicações das questões “Socrática” e “Aristotélica” para o pensamento económico contemporâneo. 8. Notas conclusivas. Referências bibliográficas.

 

 


 

 

RESUMO

A crise económica e social actual levanta questões importantes acerca da sustentabilidade do sistema sócio-económico contemporâneo. Será argumentado aqui que, para responder à crise actual, torna-se necessário abordar duas questões éticas, designadas por Amartya Sen como a questão “Socrática”, que se prende com a componente motivacional do agir humano (e o comportamento dos agentes económicos), e a questão “Aristotélica”, que se relaciona com o bem comum (e tem implicações ao nível do impacto da distribuição na sustentabilidade social e económica). A crise actual resulta em larga medida de uma incapacidade da teoria económica ortodoxa para analisar estas duas questões, que sendo fundamentais para autores clássicos desde Adam Smith a Karl Marx, foram todavia marginalizadas dentro da teoria económica ortodoxa.

Palavras-chave: ética, sustentabilidade, desenvolvimento, teoria económica.


Clique aqui para download da monografia completa.


*Nuno Ornelas Martins é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (Porto - Portugal), doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge (Reino Unido), professor auxiliar na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa (Porto - Portugal). nmartins@porto.ucp.pt .

 

2/10/2009


[Versão para impressão] [Enviar para um amigo]



 
Untitled