Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CÓDIGO DE ÉTICA
  CONEXÕES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  ÉTICA E NEGÓCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTÍCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE ÉTICA

      NOTÍCIAS


14/09/2009 - FIBoPS, O Maior Intercâmbio de Sustentabilidade do País
Em 04 dias de intercâmbio (01 a 04 de setembro de 2009), aproximadamente 6 mil pessoas de varias regiões do país tiveram contato com as mais avançadas práticas, produtos, processos e inovações da gestão sustentável do Brasil e de outros 09 países no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

A FIBoPS reuniu a massa crítica da sustentabilidade nacional e internacional numa intensa programação distribuída em 04 dias temáticos e organizados em painéis e fóruns, aulas técnicas e intercâmbio de cases.  Os conteúdos foram expostos por nomes relevantes da sustentabilidade, sempre mediados por representantes da academia ou mídia especializada.

Estiveram palestrando na FIBoPS,  lideranças publicas e privadas, especialistas, pesquisadores científicos, gestores e profissionais atuantes nos 03 setores da economia falando sobre as mais diversas vertentes da sustentabilidade, promovendo o maior intercâmbio já visto. A FIBoPS reuniu 110 palestrantes de várias regiões do Brasil e de outros países que se apresentavam simultaneamente em 03 auditórios.

OS DIAS TEMÁTICOS

A FIBoPS foi além e agregou segmentos específicos para falar das boas práticas de sustentabilidade nos dias temáticos. O primeiro deles foi o Dia da Saúde Sustentável que com suas principais lideranças e especialistas abordaram temas direcionados ao setor.

Tivemos também o Dia da Construção Sustentável reunindo arquitetos, engenheiros e demais profissionais da área para apresentar as práticas do setor em relação a sustentabilidade.  Outro muito importante, foi o Dia Ecomídia que reuniu profissionais da comunicação, publicitários, jornalistas, Relações Públicas , etc. para um grande debate sobre os conteúdos socioambientais dentro das mídias especializadas e de massa. 

E o ultimo dia, fechou com chave de ouro com a 7ª edição do Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer onde foi conhecido o Ranking Benchmarking 2009 com os 30 melhores da gestão socioambiental brasileira. A apresentação do Ranking Benchmarking foi feita pela jornalista e atriz Laura Wie e contou com a presença do Deputado Federal Mendes Thame.

O Programa Benchmarking é um dos mais respeitados selos de sustentabilidade e conta com reconhecimento internacional. Lançou em 2007 o Livro BenchMais, as 85 melhores práticas da gestão socioambiental do Brasil, e em 2008, a Revista Benchmarking, aprendendo com os melhores. Ambas publicações com distribuição gratuita. É também detentor do maior banco de boas práticas socioambientais de livre acesso do país. Está na 7ª edição e já selecionou mais de 100 instituições para integrar o Ranking Benchmarking, e 171 cases de boas práticas para o BD de livre acesso.

CASES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

A rica programação da FIBoPS inclui um bloco de intercâmbio entre países com experiências bem sucedidas na área socioambiental. Tivemos no total 10 países representados com cases sustentáveis relativos ao uso de espaços públicos urbanos (Nova York/USA), construção sustentável (Flórida/USA), Permacultura (Austrália), Living Machine (Escócia), Centro de Formação Profissional  (Angola) e um case especial de Dubai, Emirados Arabes: World Trade Center considerado um dos maiores projetos LEED® do mundo com 1 milhão de metros quadrados.

Representando o Brasil tivemos 05 cases: Cultivando Água Boa - na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná III, da Itaipu Binacional, Operação Natureza (Programa Córrego Limpo), da SABESP, Tecnologia Limpa: Pró Sustentabilidade da Ecologia Humana e do Planeta, Brasil, da Johnson & Johnson, Estabelecendo Parcerias e Quebrando Paradigmas, da Firmenich, e Responsabilidade Socioambiental, da Radio Eldorado. 

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

A Itaipu Binacional colocou em exposição o seu carro elétrico, desenvolvido recentemente em parceria com a Fiat. O Palio Elétrico utiliza uma estrutura praticamente igual ao modelo convencional, mas possui motor elétrico com potência de 15 Kw (o equivalente a 20 cavalos) e atinge 130 km/h. O propulsor é alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, que garante uma autonomia de 120 km.
A bateria é totalmente reciclável, o que praticamente elimina preocupações ambientais com o seu destino final após o fim de sua vida útil. Outra diferença é a alavanca de câmbio, do tipo joystick, com três posições: drive, neutro e ré. O console central conta com um display para monitoramento do comportamento da bateria com informações sobre carga, tensão, temperatura e corrente. O carro já recebeu encomendas de várias empresas, inclusive na Suíça, além da Eletrobrás e a CPFL Energia.

SUSTENTABILIDADE EM TEMPO REAL

A FIBoPS realizou uma enquete comportamental e em tempo real com o publico visitante para conhecer os hábitos e atitudes na prática quando o assunto é a sustentabilidade e o resultado foi surpreendente. Das 04 perguntas da enquete, uma delas era sobre consumo consciente, e metade dos pesquisados (50%) informaram que somente as vezes adotam o critério da sustentabilidade na hora de consumir algum produto ou serviço. Para conhecer as demais respostas desta enquete em tempo real, visite a URL: www.fibops.com.br/enquete/grafico4.php
PAINÉIS TEMÁTICOS

Temas atuais foram discutidos em 06 diferentes painéis reunindo 36 especialistas e lideranças ambientais. Dr. Adriano Branco (Ex Secretário dos Transportes), Deputado Federal Mendes Thame, José Osvaldo Lasmar (Agencia de Desenvolvimento RMBH), Wagner Soares da Costa (FIEMG), Antonio Miguel Vieira Monteiro (INPE), Emerson Kapaz, entre outros, participaram dos debates moderados por jornalistas especializados como Matthew Shirts – Redator Chefe da Revista National Geographic Brasil e Planeta Sustentável, Alencar Izidoro do Caderno Cotidiano da Folha de São Paulo e Paulina Chamorro da Radio Eldorado.

UM EVENTO PLURAL E DEMOCRÁTICO QUE VEIO PARA FICAR

A FIBoPS introduziu um novo conceito de intercâmbio para congressos e exposições. Ao apostar na pluralidade e universalização do conhecimento inova e lidera um movimento agregador, livre e democrático, diferente do convencional. Uma nova postura que chegou para revolucionar e fazer escola.
14/9/2009


[Versão para impressão] [Enviar para um amigo]



 
Untitled